A polícia civil deflagrou, na manhã desta segunda-feira, a Operação Cobre. A intenção é coibir o furto e receptação de fios de cobre e baterias de torres de telefonia em Santa Maria, além de crimes ambientais. Cerca de 50 agentes estiveram envolvidos na ação.
Ao todo, a equipe cumpriu mandados em 13 locais, entre sucatas, depósitos de materiais recicláveis e residências próximas. Além da Polícia Civil, participaram da ação seis fiscais da Vigilância Sanitária, dois auditores da Receita Estadual, 12 militares da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (BM), quatro técnicos da empresas Oi Telefonia e três da AES Sul. Os técnicos buscavam identificar os materiais das empresas.
Segundo o delegado Antonio Firmino de Freitas Neto, titular da 4ª Delegacia de Polícia em Camobi, até o meio-dia desta segunda-feira, foram recolhidas cinco baterias da Oi, três blocos de motor com numeração raspada, lixo hospitalar - o que configura crime ambiental - e grande quantidade de fios de cobre.
Duas pessoas foram presas. Num dos locais, foi verificado porte irregular de munição. O delegado não tinha o número exato de fios de cobre recolhidos, porque a operação segue durante a tarde.
"